03/07/12: Doda Miranda vence a principal prova do primeiro dia de competições do CHIO Aachen, na Alemanha
O Brasil deu show nas provas que aconteceram nesta terça-feira (03/07). Campeão olímpico de 2004, Rodrigo Pessoa, com Palouchin garantiu o segundo lugar na prova com obstáculos a 1.45m. Na prova seguinte, a principal do dia, a 1.50m, Doda Miranda foi o vencedor com AD Rahmannshof´s Bogeno.
O concurso, que acontece até domingo (08/07), tem como tema a cidade do Rio de Janeiro e além de Doda e Rodrigo conta também com a participação de Karina Johannpeter, Luiza Almeida e Renan Guerreiro.
Na prova com obstáculos a 1.45m, Rodrigo Pessoa, com HH Palouchin, completou o percurso sem faltas em 64s03, ficando atrás de Roger Yves Bost / Castle Forbes Vivaldo. O conjunto francês venceu a prova com o tempo de 62s31 e pista limpa. O terceiro colocado foi o alemão Marcos Kutscher com a montaria Cornet´s Cristallo, também sem faltas em 66s42. A brasileira Karina Johannpeter com Uraquai, sem faltas, 80s52, fechou a prova em 22º lugar.
Encerrando o primeiro dia de competições, Doda Miranda foi o cavaleiro mais rápido na pista e garantiu a vitória com 68s50 sem faltas, superando 58 concorrentes. O segundo lugar ficou com o conjunto alemão Embassy II / Hans-Dieter Dreher com pista limpa em 69s32, seguido pelo holandês Harrie Smolders com Regina Z, também sem faltas e o tempo de 69s42.
Para Doda a vitória teve um sabor para lá de especial. "Antes de entrar em pista, tive a oportunidade de assistir ao desempenho de alguns conjuntos e sabia que tinha que ser bastante rápido. Foi bom conseguir vencer", comemorou. O medalhista olímpico brasileiro monta AD Rahmannhof’s Bogeno, um filho de Baloubet du Rouet de 12 anos, desde outubro do ano passado. O conjunto é um dos 14 brasileiros pré-qualificados para as Olimpíadas de Londres.
Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo e presente em Aachen, comemorou os resultados na véspera dos Jogos Olímpicos. "Foi realmente fantástica essa largada aqui em Aachen", disse.
Depois das provas aconteceu a abertura oficial do evento. O desfile começou com uma bela apresentação de cavalos da raça Crioulo em grande parte soltos dentro do estádio principal de Aachen. Em seguida, passistas da Grande Rio roubaram a cena com muito samba no pé em uma apresentação inesquecível para todos os presentes. Doda e Rodrigo também entraram em pista montados em dois cavalos mangalargas.
A cerimônia contou também com a presença de Carl Meulenbergh, presidente do Aachen-Laurensberger Rennvereins, e Nelson Pessoa, campeão da Copa das Nações em 1956, ao lado de Cel. Renyldo Ferreira, 88, também presente em Aachen, e do Gal. Eloy Menezes (in memorian). "Há 55 anos estive aqui pela primeira vez e vencemos a Copa das Nações. Desde então, sempre gosto de voltar para assistir à competição e é uma honra para mim ver a minha cidade natal, o Rio de Janeiro, como cidade parceira de Aachen", declarou Nelson Pessoa.
O concurso é disputado apenas por cavaleiros convidados e terá a participação de 33 nações, 341 cavaleiros e 535 cavalos, que irão disputar mais de €1.800.000 em prêmios.
A principal prova do evento, o Grande Prêmio, acontece no domingo (08/07) e irá distribuir 350 mil euros entre os vencedores.
A prova da Copa das Nações acontece na quinta-feira (05/07) e será disputada pelos seguintes países convidados: Bélgica, França, Grã Bretanha, Alemanha, Irlanda, Holanda, Suíça e Suécia.
Em 2011 o público presente na competição foi de aproximadamente 363mil pessoas e em 2012 a organização do evento superar essa marca.
Para conferir a programação completa acesse o site oficial do evento.
Fonte: Carola May e Mkt Mix Rio - Samantha Leiras |