11/08/11: 5o.
Athina Onassis Horse Show consolida evento como plataforma de entretenimento aliado ao
esporte
O Oi Athina Onassis Horse Show, que acontece
de 2 a 4 de setembro na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio, chega neste ano à 5ª
edição e se consolida como o maior evento hípico da América Latina e uma das maiores
plataformas de entretenimento aliado ao esporte. O Oi AOHS pretende receber 15 mil pessoas
durante os três dias de evento, movimentando a cidade do Rio de Janeiro nos setores de
turismo e serviços, como hotéis, restaurantes e comércio. O evento é transmitido para
80 países, resultando em um público de mais de 300 milhões de pessoas. Em cinco anos de
realização, foi um dos responsáveis por fomentar o esporte e estimular a prática do
hipismo no país.
Nesta quinta edição, o evento contará com o apoio de fortes marcas e vai apresentar uma
estrutura completa, que unirá esporte, gastronomia, moda, música e diversão. O
investimento total estimado é de R$ 12 milhões. Entre os patrocinadores e parceiros
estão Kia, Coca-Cola, shopping Fashion Mall, Gerdau, Osklen, Pamcary, Petrobras, Apaf e
Instituto Superar.
O evento terá esse ano as seguintes novidades: área de conveniência com lojas do
shopping Fashion Mall, a gastronomia do restaurante Manekineko, coleção exclusiva
desenhada por Oskar Metsavaht da Osklen e camisas com a marca do Oi AOHS assinadas pelo
estilista Ricardo Almeida. As medalhas e o troféu do Grande Prêmio da edição 2011
serão desenhadas pelo designer Jack Vartanian. Além do troféu e das medalhas, o
designer criou uma jóia exclusiva para o evento hípico, inspirada na figura do cavalo.
Durante este mês, a jóia estará à venda exclusivamente na loja do Fashion Mall e no
espaço da marca dentro do evento.
Para a realização do evento serão construídos quase 12 mil metros quadrados de
estrutura durante 30 dias de montagem, que irão envolver cerca de 700 profissionais. Para
o evento, a Hípica ganha arquibancadas, áreas para as mesas e camarotes, boulevard com
áreas de convivência, estruturas de apoio como banheiros, centro de imprensa e centro
médico. São mais de dois mil empregos gerados direta e indiretamente. Os ingressos para
o evento estão à venda pelo site site www.ingresso.com . A arquibancada custa R$ 120,00
por pessoa para cada dia de evento e o camarote, que terá um serviço de finger food e
bebidas, custará R$ 350,00.
Neste ano, a premiação total, durante os três dias de competição, é de
1.300.000,00. Entre os destaques desta edição estão as provas de adestramento, que
entram pela primeira vez no torneio. A categoria somará mais 2 provas e terá 9 conjuntos
competindo. "A vinda do adestramento é uma super atração para o público,
principalmente a prova que chamamos de KYR, onde os conjuntos dançam literalmente
conforme a música", comenta André Beck, sócio-diretor da Atto Sports. Outro
destaque é a última fase para a escolha dos cavaleiros que representarão o Brasil nos
Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara, no México.
Segundo Rodrigo Rivellino, presidente do Grupo Aktuell, o público vai contar com uma
plataforma completa de entretenimento por meio do hipismo, unindo o esporte à música,
moda e gastronomia. "Esse é nosso posicionamento e vamos repetir o sucesso do ano
passado. A ideia é potencializar um ambiente extremamente fértil para ativação e
relacionamento das marcas e que se consolida a cada ano", destaca Rivellino. A
organização do Athina Onassis Horse Show é da Atto Sports, que coordena e realiza toda
a parte esportiva, e Aktuell Comunicação, que está à frente no que tange à
estratégia, posicionamento, ativação de marcas, identidade visual e produção em
geral. Aktuell Comunicação e Atto Sports fazem parte do Grupo Aktuell.
Sobre o Athina Onassis Horse Show - O evento foi criado em 2007 pelo cavaleiro Álvaro
Affonso de Miranda Neto, o Doda, quando decidiu trazer para o Brasil um evento de nível
internacional. "Nossos resultados por equipe e individuais sempre foram
significativos, mas para o Brasil faltava um evento do mesmo nível que os da
Europa", explica Doda Miranda, cavaleiro que conquistou duas medalhas olímpicas por
equipe em Atlanta e Sydney.
O evento foi batizado com o nome de Athina Onassis Horse Show, nome da esposa de Doda que
acabou colaborando para elevar o prestígio do evento e ajudando na aproximação com as
grandes marcas que apoiam o evento.
"Antes do Athina, os brasileiros não haviam tido a oportunidade de ver em seu país
os melhores cavaleiros e cavalos do mundo. Depois da primeira edição em São Paulo,
registrou-se aumento de 25% na procura por escolas de equitação e um acompanhamento
maior do público nos veículos de comunicação", reforça André Beck,
sócio-diretor da Atto Sports, empresa do Grupo Aktuell.
A partir das edições realizadas em São Paulo, o evento se mudou para o Rio de Janeiro,
com o apoio do Governo do Estado, e coube aos empresários André Beck, da Atto Sports, e
Rodrigo Rivellino, do Grupo Aktuell, o desafio de partir para a consolidação do projeto.
A partir dai nasceu a ideia de se criar uma plataforma de entretenimento através do
esporte agregando ao projeto os pilares de moda, música e gastronomia.
"O Fashion Mall se tornou um grande parceiro e trás para o evento mais de 10 lojas
do shopping que compõem o Boulevard Fashion Mall. Teremos ainda em 2011 o restaurante
Manekineko, além de realizarmos três dias de muita festa na seda social da Sociedade
Hípica Brasileira. Tudo isso cria sustentabilidade para o público, inclusive o público
que não tem tanta ligação com o cavalo mas que nas dependências do AOHS acaba tendo
uma experiência completa e única", afirma Rodrigo Rivellino.
Mais de 200 milhões de euros em cavalos são trazidos da Europa ao Brasil para a
competição. "Toda a preparação para o transporte dos cavalos, escolha da melhor
data junto à Federação Eqüestre Internacional, negociação com cada um dos principais
cavaleiros do mundo, elaboração do programa técnico, entre outros, começa com muita
antecedência. Quando o evento de 2011 acabar já vamos estar pensando no de 2012. Toda
essa movimentação no hipismo brasileiro, o aumento da paixão pelo esporte, o
desenvolvimento da base trazendo mais praticantes e mais amantes para o hipismo, sempre
foi o meu objetivo quando resolvi criar no Brasil um evento deste porte. A parceria criada
com a Atto Sports, do André Beck, e com o Grupo Aktuell, do Rodrigo Rivellino, foram
fundamentais para o sucesso do projeto, que neste ano vai para a sua 5ª edição e é
reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes eventos hípicos do
calendário", afirma Doda Miranda, que hoje ocupa a 14ª colocação no ranking
mundial.
Evento conta com apoio de fortes patrocinadores e parceiros como Kia, Coca-Cola, shopping
Fashion Mall, Gerdau, Osklen, Pamcary, Petrobras, Apaf e Instituto Superar
Fonte: Mkt Mix Rio - Samantha Leiras |